quarta-feira, 23 de março de 2016

O CAMINHO DO VÍCIO

 (GEDSON ALVES)

  Segundo os dicionários, a palavra vício tem o significado de um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convive. Hoje em dia, esta palavra que é única possui diversos significados e consequências também, jovens de todo o País se prendem ao terrível vício que com ele sugrem diversos problemas. Um deles que afetam grande parte são as drogas, que fazem com que muitos deles percam a consciência total do que está fazendo chergando a matar pessoas, se não obtiverem um tratamento específico contra isso o mal só tende a piorar. 

      Certa vez estava conversando com uma jovem de mais ou menos dezenove anos, muito jovem por sinal, ela estava grávida e chegou a me dizer que o marido que encontrava-se viajando a trabalho não mandava nem um centavo e ela e juntamente a isso faltava dinheiro para sustentar o seu terrível vício da maconha, olhei pra ela assustado imaginando como uma mulher que tinha um feto, ou melhor dizendo, uma vida pudesse fumar maconha e ela rapidamente respondeu a pergunta que eu nem havia feito dizendo que aquilo ali, consumia ela por dentro ou seja, ela necessitava esperimentar para poder se sentir bem. Naquele instante eu só conseguia pensar numa de muitas consequências que viriam com a criança após o nascimento, poderia nascer deficiente ou com problemas piores e percebia que para ela aquilo ali não fazia diferença nenhuma, só que me espantava por ser tão jovem.

     Lembro-me que uma vez fui a uma festa e neste dia eu estava com alguns amigos, em um certo momento um deles me chamou pra 'puxar uma' (gíria utilizada pelas pessoas que fumam) , eu rapidamente recusei, achava aquilo desnecessário já que eu fui pra me divertir e não pra fumar droga e ficar tonto, pelo menos é o que dizem que acontece quando fumam a maconha. Eles vendo que eu recusara o pedido saíram para outro local e eu fiquei com outros amigos e amigas. Eu não sou nada contra a quem pratica o ato, só que não quero isso pra mim e também não influencio ninguém, pois se faz um mal enorme. Sabemos também outro tipo de droga que é parecido, mais bem diferente deste detalhado acima, trata-se do cigarro que é o responsável por atingir grande parte do mundo tornando-os dependentes e fumantes. Mais o que fazer? Eles que devem procurar uma juda, pois não é fácil lhe dar com o vício, no entanto é o que deve ser feito pra combatê-lo. 

     Outro tipo de vício que também é bastante conhecido é o álcool, agora esse eu sou um pouco viciado, pelo menos na cerveja, enquanto outros preferem algo mais forte como as pingas, wiskhy e conhaqueseu prefiro algo mais ligt, dizem que engorda, mais eu nunca ganhei nem uma grama se quer, maus penso eu que isso ocorre para as pessoas que já tem uma certa tendência a ganhar peso. Várias pesquisas confirmal que a cerveja faz a gente engordar, mais eu nunca engordei. Porém esse é o meu único vício, nunca me apeguei a essas coisas de beber pingas e outras, só gosto de uma cervejinha bem gelada. Mais quem não gosta? Pelo menos aqueles que gostam de uma boa farra como eu gostam muito.


     Por falar em quem bebe, posso dizer que há também gente que prefira ficar no refrigerante ao invés de uma gelada, às vezes isso acontece comigo, pois tem dias que eu não estou pra beber mesmo, no entanto fico numa água mineral talvez. Mais voltando a falar no assunto sendo discutido, tem muita coisa em jogo quando o assunto é o vício, pois existe um tratamento específico para isso, claro, para quem quer. Hoje, muitas clínicas específicas para o tratamento ajudam pessoas que querem deixar o vício para o escanteio e começar a pensar mais na saúde. Mais isso significa que terei que parar de beber cerveja para sempre? Calro que não, como dizem, tudo trem que ser na medida certa e não se deve abusar de nada hoje em dia, pois até um bom e belo vinho gelado que contém o famoso álcool faz bem pra gente, mais como eu disse. Tudo na medida certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário