terça-feira, 29 de março de 2016

CONGESTIONAMENTO NAS LINHAS DE TELEFONIA MÓVEL TERÁ JEITO?

(GEDSON ALVES)

Um site especializado em notícia afirma que a cada dia que passa a situação nas linhas de telefonia móvel vai de pior a pior, fico indignado com esse tipo de informação pois quando lembro-me que nos primórdios,  quero dizer pelo menos há uns dez anos atrás todas as ligações eram totalmente perfeita, mais e porque hoje em que tudo ficou mais moderno as coisas desandaram? Uns colocam culpa na qualidade da operadora, outros colocam a culpa na tal da internet móvel e outros citam pelo número de pessoas que pelo aumento do número de pessoas que usam o aparelho celular.


     Não adianta colocar a culpa em uma só empresa, pois a maoria está péssima pra não dizer terrível e isso é porque prometem melhoria de sinal sempre que ligamos para reclamar, pois sendo eu o consumidor tenho o total e livre arbítrio de me manifestar perante a empresa. Poucos sabem, mais existe uma empresa que cuida das reclamações prestadas pelos consumidores, trata-se da ANATEL, ela é quem revigora os sistemas, podemos dizer até que é a manda-chuva do pedaço. SeguNdo pesquisas uma das empresas que possui o nível alto de reclamação é a OI e uma das mais elogiadas cumprindo as metas esabelecidas pela empresa acima é a SERCOMTEL,seguida de VIVO, TIM, CLARO e CTBC.


     A Anatel reconhece que o número de reclamações é extremamente alto, não dando até para resolver as milhares de reclamação. Antes, quando as coisas eram bem mais simples, e os clientes usavam o celular apenas para fazer uma ligação ou para mandar um torpedo SMS, então a qualidade de sinal era extremamente boa. Hoje em dia, temos ligações que o nível é extrememente alto, internet que é utilizada por praticamente 100% das pessoas num total de 24 horas por dia, torpedo SMS, pouco utilizado mais ainda é comum.


    Uma vez lendo um slogam de uma empresa que diria ser sem fronteiras, mais simplesmente vivia sem sinal, ou seja uma propaganda enganosa para quem a reconhece. Mais vamos ressaltar que elas trabalham para a melhoria, mesmo que não surta efeito na maioria das vezes e deixem seus clientes insatisfeitos fazendo os mesmos a abandonarem o serviço.


     Para se ter uma ideia, a ANATEL disponibiliza um aplicativo para verificar a qualidade de sinal nos Estados do Brasil, fiquei impressionado quando vi que em Brasília-DF a TIM ocupa o 4º lugar no ranking e a VIVO o 5º lugar, perdendo ambas para a CLARO, NEXTEL e OI, esta segunda eu particularmente não sabia nem que existia, no entanto a primeira (CLARO) segue liderando também em Macapá-AP. Em Glória-BA a CLARO fica ainda em primeiro e a TIM em segundo. No entanto podemos analizar que a queda de sinal da TIM é menor que a primeira. Mais e porque o motivo de tanta reclamação? O congestionamento das linhas telefônicas se dá pela extremidade de usuários acessando na mesma localidade, mais que culpa tenho eu? Nenhuma e é por isso que nós que somos consumidor não podemos deixar de fazer o nosso papel de reclamar do serviço quando acharmos que não está da maneira que queremos.


     É mais provável que muita gente tenha abandonado a internet da operadora e adotado o mais prático Wi-fi onde a internet funciona com mais rapidez e não dar tanta dor de cabeça, a empresa telefônica só é utilizada para fazer ligações ou receber, isso prova a insatisfação dos clientes há cada dia que passa e a tendência é só piorar se medidas justas não forem tomadas futurarmente. Certa vez ouvir dizer que quando a internet no celular móvel não existia era bem melhor para fazer uma ligação, porque hoje em dia com esta modernidade acabou virando uma zona.

quarta-feira, 23 de março de 2016

O CAMINHO DO VÍCIO

 (GEDSON ALVES)

  Segundo os dicionários, a palavra vício tem o significado de um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convive. Hoje em dia, esta palavra que é única possui diversos significados e consequências também, jovens de todo o País se prendem ao terrível vício que com ele sugrem diversos problemas. Um deles que afetam grande parte são as drogas, que fazem com que muitos deles percam a consciência total do que está fazendo chergando a matar pessoas, se não obtiverem um tratamento específico contra isso o mal só tende a piorar. 

      Certa vez estava conversando com uma jovem de mais ou menos dezenove anos, muito jovem por sinal, ela estava grávida e chegou a me dizer que o marido que encontrava-se viajando a trabalho não mandava nem um centavo e ela e juntamente a isso faltava dinheiro para sustentar o seu terrível vício da maconha, olhei pra ela assustado imaginando como uma mulher que tinha um feto, ou melhor dizendo, uma vida pudesse fumar maconha e ela rapidamente respondeu a pergunta que eu nem havia feito dizendo que aquilo ali, consumia ela por dentro ou seja, ela necessitava esperimentar para poder se sentir bem. Naquele instante eu só conseguia pensar numa de muitas consequências que viriam com a criança após o nascimento, poderia nascer deficiente ou com problemas piores e percebia que para ela aquilo ali não fazia diferença nenhuma, só que me espantava por ser tão jovem.

     Lembro-me que uma vez fui a uma festa e neste dia eu estava com alguns amigos, em um certo momento um deles me chamou pra 'puxar uma' (gíria utilizada pelas pessoas que fumam) , eu rapidamente recusei, achava aquilo desnecessário já que eu fui pra me divertir e não pra fumar droga e ficar tonto, pelo menos é o que dizem que acontece quando fumam a maconha. Eles vendo que eu recusara o pedido saíram para outro local e eu fiquei com outros amigos e amigas. Eu não sou nada contra a quem pratica o ato, só que não quero isso pra mim e também não influencio ninguém, pois se faz um mal enorme. Sabemos também outro tipo de droga que é parecido, mais bem diferente deste detalhado acima, trata-se do cigarro que é o responsável por atingir grande parte do mundo tornando-os dependentes e fumantes. Mais o que fazer? Eles que devem procurar uma juda, pois não é fácil lhe dar com o vício, no entanto é o que deve ser feito pra combatê-lo. 

     Outro tipo de vício que também é bastante conhecido é o álcool, agora esse eu sou um pouco viciado, pelo menos na cerveja, enquanto outros preferem algo mais forte como as pingas, wiskhy e conhaqueseu prefiro algo mais ligt, dizem que engorda, mais eu nunca ganhei nem uma grama se quer, maus penso eu que isso ocorre para as pessoas que já tem uma certa tendência a ganhar peso. Várias pesquisas confirmal que a cerveja faz a gente engordar, mais eu nunca engordei. Porém esse é o meu único vício, nunca me apeguei a essas coisas de beber pingas e outras, só gosto de uma cervejinha bem gelada. Mais quem não gosta? Pelo menos aqueles que gostam de uma boa farra como eu gostam muito.


     Por falar em quem bebe, posso dizer que há também gente que prefira ficar no refrigerante ao invés de uma gelada, às vezes isso acontece comigo, pois tem dias que eu não estou pra beber mesmo, no entanto fico numa água mineral talvez. Mais voltando a falar no assunto sendo discutido, tem muita coisa em jogo quando o assunto é o vício, pois existe um tratamento específico para isso, claro, para quem quer. Hoje, muitas clínicas específicas para o tratamento ajudam pessoas que querem deixar o vício para o escanteio e começar a pensar mais na saúde. Mais isso significa que terei que parar de beber cerveja para sempre? Calro que não, como dizem, tudo trem que ser na medida certa e não se deve abusar de nada hoje em dia, pois até um bom e belo vinho gelado que contém o famoso álcool faz bem pra gente, mais como eu disse. Tudo na medida certa.

terça-feira, 15 de março de 2016

DESEMPREGO EM ALERTA

(GEDSON ALVES)

Hoje em dia, nós que já sabemos que o País enfrenta uma grave crise financeira, tudo isso devido a tal Operação Lava-Jato e outras coisas mais que não vale a pena eu relatar agora. Uma das coisas que observamos que com todo esses acontecimentos surgiram claro, novos desempregados no País e no entanto muitas pessoas que tinham o seu emprego fixo e garantido perderam para a economia que a cada dia que passa fecha em baixa. Vimos que o nosso dinheiro a cada dia perde cada vez mais o seu valor, volta e maia fazemos breve comparações com relação a por exemplo dez anos atrás, quando as compras do mês eram feitas com cinquenta reais, hoje em dia esse valor não compra-se nem uma cueca nos camelôs. Como sou uma pessoa antenada com as notícias, olho cada vez mais jornais e sites, vendo que em 2014 o desemprego girava em torno de 6,8% e esse ano de 2016 subiu para 8,5%, valor que representa muitas pessoas que precisam de um trabalho, até para se manter e não tem. 

     O que fazer? Linchar os culpados? Até que mereciam se soubéssemos quem são, mais o que devemos de fato, é torcer para que esta má fase do nosso País se resolva e possamos ter aí por esse Brasil muito mais emprego para quem precisa ou até necessita. E para os que estão trabalhando? Permaneçam no seu emprego porque a coisa não está boa, é como diz o ditado: "Melhor um pássaro na mão do que dois voando". E é assim que tem que ser valorizar seu trabalho enquanto tem, pois o desemprego está esperando para bater na sua porta. Conheco pessoas que já fizeram de tudo para poder trabalhar e não encontram oportunidade, enquanto outra trabalham e são loucas para sair e ficar à ver navios como dizem. Hoje, precisamos nos conscientizar mais sobre a força desta palavra e serve para que de exemplo para que possamos valorizar o nosso crédito (dinheiro) já que as coisas só tendem a piorar daqui pra frente, pois os culpados estão longe de pagar uma dívida milhionária de desvios de dinheiro, mais isso não vêm ao caso. 

      Só digo que pior que tá, irá ficar porque é assim que acontece com o povo brasileiro, políticos não querem saber nem um pouco de nossas situações, por isso disse acima que devemos guardar o que temos para termos quando precisar, melhor do que pedir ajuda ha um deles pois sabemos mais do que ninguém que não irá adiantar. Mudando de assunto, observei também que empresas que eu diria que nunca ia quebrar em situação financeira, fechou as portas ou pelo menos demitiram horrores de funcionários.


      Em meio a notícias sabemos que cerca de 9 milhões de brasileiros estão sem emprego fixo, outros vivendo apenas de bico. Em meio a isso soube também que uma funcionária que trabalhava em uma das maiores empresas de obras no País (Odebrecht) foi presa por envolvimento no tal Lava-Jato. Uma pesquisa que fiz sobre a taxa de desemprego me assustou, confesso, pois em um ano a taxa de desempregados subiu 40%, um número que é de se espantar pra falar a verdade. 


     Como já disse essa história ainda está longe de acabar e os números só tendem a subir, por isso se manter firme em seu emprego é o melhor que deve ser feito para evitar que o desemprego chegue até você, tornando-o um dos nove milhões de brasileiros que estão com suas carteiras paradas em casa, somente esperando uma oportunidade para ser chamado. Para termos uma ideia até a fábrica  de carros está sentindo o peso da crise, e a prdução dos automóveis deve ficar abaixo de 7% este ano. Resumindo, tudo vai ficar ainda mais caro, o desemprego vai aumentar ainda mais e vai ficar por isso mesmo. Esse é o Brasil.

terça-feira, 8 de março de 2016

O PAÍS QUE EU NÃO PEDI A DEUS

(GEDSON ALVES)

Esta semana nos deparamos em jornais de tv, rádios ou até as notícias da internet, sobre o possível envolvimento do ex-presidente Lula na Operação Aletheia, ou seja na operação Lava-Jato pra ser mais direto. Muitas pessoas o defendiam, enquanto outras julgavam, mais na verdade não sabemos o verdadeiro motivo para sermos bem mais claro ao tomar as devidas providências ao criticá-lo. Notícias sobre ele e outros envolvidos não param de chegar e a cada dia uma nova novidade, mais o que pude perceber no pouco que li nos sites de notícias foi que muita gente se acha fielmente grato a ele por tudo que foi feito de bom durante o seu mandato, porém não podemos esquecer que tudo o que foi feito pelo bem de todos, era obrigação do mesmo.


     Pude perceber que esse é o motivo de pessoas que o defendem, sentem-se obrigados a isso como se devessem um favor a ele, mais e o vídeo que foi postado na internet, onde o ex-presidente fala um palavrão, isso é coisa que se faça? Só sei de uma coisa, ele ficou nervoso demais, e outra, como diz o ditado: "A palavra é prata, o silêncio é ouro". E vejo que ele foge muito do assunto, porque será? Bom, não sei!. A única coisa é que vou ressaltar é que não defendo ninguém, mais  sou bastante crítico com relação a isto e vejo de perto o calar de muita gente.


    Esses ninhos de cobra, onde uns protegem os outros, mais ninguém abre a boca pra falar a verdade e contar tudo sobre esses envolvimentos nos desvios de dinheiro da Petrobrás. Mais o que não vai faltar nessa grande novela da vida, são as surpresas que ainda estão por vir, pois sim, um dia a verdade virá a tona e tudo irá ser esclarecido e a crise financeira que o País enfrenta atualmente graças a isso também irá se resolver, sim, a crise, não é por esse motivo que estamos vivendo uma das maiores de todos os tempos, vemos aí o desemprego só aumentando e as lojas, comércios baixando as portas. A crise que enfrentamos atualmente está difícil de ser contornada nem pra tão breve, pois o dinheiro que pagamos mais caro hoje em dia será para pagar essa tal dívida com a empresa acima.


     Lendo hoje um site especializado em notícias, vi uma frase em que ele disse: "Me senti um prisioneiro hoje de manhã", mais se sentiu prisioneiro só porque foi obrigado a depor com relação a sua possível participação na Lava-Jato? Pois é, não adianta se sentir amedontrado porque um dia a verdade irá chegar.  Vi também sobre uma empresa de cervejas pagar a Lula para realizar palestras, é nessas horas que as coisas são descobertas. Mais uma coisa é certa, a verdade vai aparecer, embora que não saibamos quando, mais a única coisa que se espera é que tudo se resolva e o Brasil possa ser diferente da coisa que já é.

terça-feira, 1 de março de 2016

A OPINIÃO ALHEIA NÃO ME DIZ RESPEITO

(GEDSON ALVES)

Atualmente viviemos uma triste realidade quando tratamos dos curiosos, pois eles querem a ficha completa sobre nossa vida pessoal, até as íntimas de vez em quando. Não adianta, ninguém consegue controlar a língua do "povo", isso é fato comprovado. Nos primórdios, quando a sociedade brasileira não passava nem perto do que se transformou hoje, cada um vivia sua vida de forma natural, não se cobrava tanto de um ser humano como hoje em dia, em que muitos acham que você deve ser a "criatura perfeita", ou pelo menos passar perto disso.


 Antes a coisa era bem mais diferente para quem foi criado em um ambiente de mais respeito, onde existia aquilo de hora de saída e chegada em casa. Atualmente isso de horário se transformou em uma "banda voou" em que jovens não obedecem mais nada. Mais o que isso tem a ver com a língua do povo? Simples, talvez se tivessem sido bem educadas quando crianças, tivessem tido limites e respeitar a vida do próximo.


 Certa vez quando eu ainda estudava o ensino fundamental, me deparei com uma situação bem parecida. Uma aluna jovem, ela tinha seus quinze anos e descobriu que estava grávida do namorado, ela tinha pedido segredo as amigas que estudavam juntas, mais ao certo não eram totalmente amigas porque passaram a fazer piada dela em sala de aula dizendo que ela havia perdido a virgindade muito cedo e engravidado rápido demais, ouvi palavras de baixo calão, que prefiro não relatar. Ela ficou morta de vergonha, mais ainda tinha forças pra sorrir da própria piada, mais tarde ela estava na sala contando para uma prima dela o que havia acontecido, conversavam baixinho que nem dava pra ouvir.



 Como rastilho de pólvura, a notícia se espalhou pelo colégio inteiro e todas as pessoas passaram a falar de uma gravidez como se fosse algo do outro mundo, ou seja, condenaram-a pelo simples fato de ser mãe cedo. Ela me confessou um certo dia que estava feliz mesmo sabendo que iria ser um problema após o nascimento da riança pois sua mãe trabalhava como empregada doméstica em uma casa de família, ela havia se separado do namorado que a deixou assim que soube da gravidez e o seu pai que havia falecido há poucos dias. Parece que as pessoas sentem prazer de falar do próximo com tanta frieza, mais também as pessoas verdadeiras, assim como o vilão e uma mocinha de uma novela. Existe um ditado que diz assim: "Enquanto muitos falam de mim, eu vivo." 



Percebo que é assim que têm que ser, pois não somos perfeitos, nem capazes de agradar a todos. Hoje vejo que ninguém é melhor que ninguém e por isso em nenhuma hipótese poderemos ser um ser humano egoísta que vive pra destruir o seu próximo e sim, procurarmos sempre melhorar e fazer com que o amanhã seja muito melhor que hoje.


 Vale ressaltar que hoje em dia qualquer coisa que se faça de diferente, você merece ser julgado ou apedrejado. Porque as pessoas falam tanto da vida da gente? Será que é falta de felicidade? Falta de amor? Ou falta de sexo?. Pois bem ,são muitas perguntas para poucas respostas, porém, o que importa de verdade é viver a vida cada vez mais do jeito que você é e como você deseja ser, sabe porque? A felicidade mora em cada um de nós, mais só precisamos descobrí-la e saber aproveitá-la. Antes, tantos temas polêmicos como gravidez na adolescência, homossexualidade, eram tratados como um verdadeiro tabú, mais a sociedade evoluiu nuito e hoje vemos qiue isso ficou mais comum, desde que não fuja da responsabilidade, viver é o que realmente nos faz bem.